Programas e critérios
Estudo teórico-reflexivo de diferentes teorias semânticas fundamentadas na questão da interpretação. (Res. nº 181/05-CEP).
Discussão, proposta, organização e desenvolvimento de atividades de extensão que envolvam a Língua Portuguesa, a partir de diferentes perspectivas teóricas (Análise de Discurso, Gêneros Discursivos, Linguística Aplicada, Descrição Linguística, Ensino de Língua Portuguesa).
Noções básicas de Libras com vistas a uma comunicação funcional entre surdos e ouvintes no âmbito escolar e no cotidiano, com vocabulário referente à área do curso e introdução aos aspectos linguísticos e gerais da Libras e ao mundo surdo.
Estrutura e princípios de formação de novas palavras em língua portuguesa a partir das propostas da NGB e reflexão sobre as diferentes análises e suas implicações na caracterização do processo de sua constituição morfológica. Reflexão teórico-crítica sobre a língua como instituição social formadora da identidade brasileira e lusófona.
Prática da leitura e da produção de textos que circulam em diferentes esferas sociais, inclusive as que envolvem as temáticas “Direitos Humanos” e “Educação ambiental”, em uma perspectiva textual-discursiva. Dimensão pedagógica: abordagem dos documentos oficiais sobre as práticas de leitura e produção de textos na Educação Básica. Prática como componente curricular: transposição didática de conteúdos relacionados à leitura e à produção textual.
Elementos de transposição didática relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise linguística, analisados em situações ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
Estudo teórico, prático e reflexivo de gêneros acadêmicos e sua relação com modelos de ciência e com práticas investigativas sobre questões que envolvem usos da linguagem em contextos de ensino e aprendizagem de línguas.
Apresentar abaixo quantas avaliações serão exigidas e detalhar o processo de verificação da aprendizagem (provas, avaliação contínua, seminários, trabalhos etc.), para obtenção das notas periódicas e Avaliação Final.