Docentes temporários
ALBERTO FREIBERGER BERNARDINELLI
afbernardinelli@uem.br
Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Maringá (2012), graduado em Letras/Libras pela Faculdade Eficaz (2016), Pós graduado em Educação Especial e Inclusiva pela Sociedade de Ensino Elvira Dayrell-SOED (2015), Pós graduado em Libras - Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Paranaense de Maringá - IPE (2017), Pós graduado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) & Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) pela Faculdade Unina (2018) e mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - Maringá. Atualmente é professor de Libras da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Tem experiência na área de Linguística, Letras, Educação de Surdo e Administração com ênfase em Língua Brasileira de Sinais.
bpfurtado2@uem.br
Professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Letras com área de concentração em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Roselene de Fátima Coito. Mestre em Letras com área de concentração em Estudos Linguísticos, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Regina Pante. Integrante do Grupo de Pesquisa em Leitura, Análise do Discurso e Imagem (GPLEIADI/UEM/CNPq). Possui experiência principalmente nas disciplinas de Morfossintaxe, Gramática, Semântica, Teorias Linguísticas, Filosofia da Linguagem, Análise de Discurso e Português Histórico.
cmscarvalho2@uem.br
Possui doutorado em Linguística - Linguagem e Sociedade pela Universidade de Brasília, mestrado em Linguística - Análise de Discurso pela Universidade de Brasília, especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa/Linguística, e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenou os Cursos de Licenciatura em Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia da Universidade Católica de Brasília - UCB, nos quais ministrou disciplinas da área de Linguística, Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos. Foi Diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB. Coordenou o Curso de Letras nas modalidades presencial e a distância da UCB. Foi professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Revisão de Textos da UCB. Coordenou o Projeto de Extensão: Curso de Leitura e Produção de Textos para Angolanos e o Laboratório de Estudos da Linguagem do Curso de Letras da UCB. É membro do Grupo de Pesquisa Sociolinguística, Letramento Múltiplos e Educação (SOLEDUC), certificado pelo CNPq. Suas pesquisas são voltadas para a área de análise de discurso, letramento e gêneros textuais. Atualmente, é professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá - UEM.
fgzappielo@uem.br
Doutora em Estudos da Linguagem, pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar, pela UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná campus de Paranavaí. Possui especialização em LIBRAS/ Língua Portuguesa - Educação Bilingue para Surdos pelo Instituto Paranaense de Ensino, graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, Pedagogia pela UNICENTRO e Letras Libras pelo Instituto Eficaz. É certificada como intérprete de Língua Brasileira de Sinais pela Banca Avaliadora de Intérpretes da FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, pelo PROLIBRAS - Exame Nacional de Proficiência em LIBRAS e pela banca de proficiência do CAS/PR, aprovada como nível I. Atuou como professora dos anos iniciais na Prefeitura Municipal de Apucarana, como professora da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná campus de Apucarana, professora de língua portuguesa como L2 para o surdo na Sala de Recursos Multifuncionais na área da surdez, na Seed/PR, professora de cursos de graduação do Grupo Rhema Educação e da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí - Fatec, além da FACNOPAR na modalidade EAD. Atualmente é professora da UEM - Universidade Estadual de Maringá e do Grupo Rhema Educação nos cursos de pós-graduação.Tem interesse por Libras; variação linguística da língua de sinais; crenças e atitudes sobre a Libras e seus sinalizantes; ensino de língua portuguesa como L2 para o surdo; fonética, morfologia e sintaxe da língua de sinais.
flbmachado2@uem.br
Possui graduação em Pedagogia pela UNICESUMAR - Centro de Ensino Superior de Maringá, concluída em 2008. Concluiu sua Especialização em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos - Libras/Língua Portuguesa, pela Faculdade de Tecnologia América do Sul, em 07/2011. Concluiu o curso de Letras Libras na Faculdade Eficaz, no ano de 2016, na cidade de Maringá. Foi professora colaboradora TIDE do Curso de Letras, do Departamento de Língua Portuguesa (DLP), da Universidade Estadual de Maringá, de 03/2014, até 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Libras - Língua Brasileira de Sinais. Além da disciplina de Libras, ministrada no Departamento de Língua Portuguesa, também tem atuado como ministrante de cursos dessa mesma disciplina, no Parfor.(Plano Nacional de Formação de Professores/UEM) em diversas áreas: Pedagogia e Artes Cênicas. Como professora TIDE, participa do projeto de extensão, intitulado Apoio à Difusão da Libras, onde ministra cursos dessa língua. No ano de 2016 foi professora na Instituição nominada ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SÃO JOSÉ, FACULDADE ALVORADA em Maringá PR. Atualmente ministra aulas de Letras/Libras na Universidade Estadual de Maringá.
krcsantos2@uem.br
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2016) e mestrado em Letras pela mesma universidade (2018). Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus São José do Rio Preto (2019-). Desenvolve pesquisas na área de Descrição linguística em uma perspectiva funcionalista.
mdsilva2@uem.br
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Licenciatura em Letras Português - Francês pela mesma instituição, especializou-se em áreas fundamentais, como Docência no Ensino Superior, Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância. Como pesquisadora, é membro do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (Geduem), direcionando suas investigações para os Estudos Discursivos Foucaultianos e a Linguística. Como docente, leciona no ensino superior, nos cursos de Letras e Direito.
pcmesti@uem.br
Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2007), mestrado em Letras, área de concentração dos Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017). No mestrado, foi contemplada com uma bolsa de estudos CAPES durante o período de abril/2009 e março/2010 e no doutorado, com uma bolsa de estudos FAPESP com vigência de setembro/2013 a Novembro/2017. Com apoio de bolsa BEPE/FAPESP, fez doutorado sanduíche na Sorbonne - Paris IV, em Paris - França, sob a supervisão do Professor Dominique Maingueneau no período de setembro/2014 a junho/2015. Atuou como tutora a distância do curso de Letras da UEM. Foi professora colaboradora no UNEMAT - Campus de Tangará da Serra-MT (2011-2012) e na UNESPAR - Campus de Campo Mourão (2020-2021). Foi secretária executiva da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (2018-2023). Desde 2021 atua como professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Traduziu e publicou alguns artigos no campo dos estudos discursivos. É membro do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais - LEEDiM - UFSCar/CNPq. Tem como principais interesses os estudos que versam sobre os conceitos e teorias em Análise do Discurso.
vmnuss2@uem.br
Professora colaboradora da UEM - campus sede.Doutora em Análises Linguísticas (bolsista CAPES) pela UNESP - Campus de São José do Rio Preto /SP (programa conceito CAPES 6). Linha de pesquisa: descrição e análise funcional de língua falada e escrita.Mestre em Estudos Linguísticos (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) / UEM (programa conceito 6 no CAPES). Linha de pesquisa: descrição linguística.Pós Graduada em Sociologia e Filosofia; Docência em Letras e Práticas e Pedagógicas e Psicopedagogia. Graduada em Letras - Habilitação Única (Português e Literaturas correspondentes) - pela Universidade Estadual de Maringá -UEM; estado do Paraná/2014, tendo concluído o curso com láurea acadêmica e em Pedagogia pela Facibra.Desenvolveu projetos de iniciação científica financiados pela CAPES e Fundação Araucária, ambos na área de Linguística durante a graduação em Letras. Participou como voluntária em projeto de extensão no PROPAE (Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio às Excepcionalidades e no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, ambos na área de Ensino e Educação - no PIBID (2013) ministrava oficinas de produção textual e literatura, preparando os alunos do ensino médio para a prova de redação do PAS/Vestibular) - em 2014, continuou como voluntária no PIBID ministrando oficinas de produção textual e auxiliando na preparação dos alunos de ensino médio de escola pública para a prova do PAS/Vestibular - UEM.É integrante do grupo de pesquisa FUNCPAR - Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paraná (UEM), desde de 2012 e do GEPON (UNESP), desde 2017.Áreas de pesquisa e interesse: Linguística Funcional, Letramentos, Linguística Textual, Ensinoem Língua Portuguesa como língua materna e Português como Língua Estrangeira.